Teste do pezinho: veja importância do exame e doenças que ele pode detectar
A triagem neonatal começou na década de 1960, quando os cientistas desenvolveram um exame de sangue para fenilcetonúria (PKU), um distúrbio de aminoácidos. Os bebês com PKU parecem perfeitamente saudáveis no início, mas se sua condição não for tratada, eles sofrerão atrasos no desenvolvimento.
Com o tempo, os estados adicionaram testes para outras condições além da PKU. Em particular, eles testam condições que não causem sinais óbvios quando o bebê nascer e que são tratáveis
A triagem neonatal para recém-nascidos envolve a coleta de uma amostra de sangue para descobrir se seu bebê tem 1 de 9 condições de saúde raras, porém graves.
A maioria dos bebês não tem nenhuma dessas condições, mas, para os poucos que apresentam, os benefícios da triagem são enormes. O tratamento precoce pode melhorar sua saúde e prevenir deficiências graves ou mesmo a morte.
Saber se o seu bebê tem uma dessas condições antes que os sintomas apareçam pode fazer uma enorme diferença na saúde. De fato, o tratamento precoce – às vezes algo tão simples quanto uma mudança na dieta – pode impedir os efeitos da doença.
Como funciona o teste do pezinho?
Em geral, os médicos organizam testes quando um recém-nascido tem entre 24 e 48 horas de idade. Se seu bebê nascer no hospital, a equipe fará os testes antes de você e seu bebê voltarem para casa. Se você der à luz em casa, uma parteira pode fazer o teste em casa ou você pode levar seu recém-nascido a um hospital local para a triagem logo após o nascimento.
Uma enfermeira ou um técnico coletará sangue do calcanhar do bebê para realizar a triagem e o seu médico informará se os resultados da triagem mostram algum problema.
Quais doenças o teste do pezinho informa?
A maioria dos estados faz testes para PKU, mas muitos também testam:
- Hipotireoidismo congênito primário (HC). Este é um distúrbio endócrino no qual o corpo do seu bebê não produz o suficiente do hormônio da tireoide. Sem tratamento, a HC pode levar a atrasos no desenvolvimento e a um crescimento lento.
- Doença da Urina do Xarope de Bordo (MSUD, do inglês “Maple Syrup Urine Disease”). Assim como a PKU, o MSUD é um distúrbio de aminoácidos que pode levar a atrasos no desenvolvimento. Com esta condição, o corpo é incapaz de quebrar certas proteínas. É assim chamado porque a urina daqueles com MSUD cheira a xarope de bordo (xarope extraído da árvore do gênero Acer, no Brasil, conhecida com bordo).
- Fibrose cística. Essa condição afeta as glândulas mucosas e faz com que o muco seja espesso e pegajoso. O muco impede que certos órgãos funcionem corretamente, incluindo os pulmões, fígado e intestinos. Não há cura, mas os médicos podem ajudá-lo a gerenciar a condição, ajudando seu filho a levar uma vida mais saudável.
Independentemente das condições, os hospitais oferecem o painel de triagem neonatal para ajudar todos os bebês a obter o melhor começo de vida possível. As condições que o teste detecta são raras, mas às vezes graves. Por isso, encontrá-las precocemente oferece melhores chances de tratamento e recuperação.